Engenharia Ambiental: Surgimento

A Engenharia Ambiental deu seus primeiros passos exatamente em 05 de junho de 1972, quando houve a 1° Conferência Mundial sobre Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia. E é justamente em 05 de junho que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como a preocupação com o meio ambiente já estava começando a surgir, durante essa conferência foi proposta que criassem profissões relacionadas ao estudo e aplicação tecnológicas para proteger o meio ambiente, surgindo então o termo desenvolvimento sustentável, muito abordado nos dias de hoje.

No Brasil essa ideia de formar novos profissionais relacionados ao meio ambiente surgiu em meados dos anos 70, quando os líderes brasileiros começaram a priorizar o saneamento com ampliação das redes de água e esgotamento sanitário. E foi no começo dos anos 80 que começaram a surgir os primeiros cursos de Engenharia Sanitária no Brasil, em Florianópolis/SC, Belém/PA e Cuiabá/MT.

Com a industrialização mundial avançando, o uso de recursos naturais foi aumentando assim como a poluição e devido a isso, em 1992 houve a 2° Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro. Novamente o assunto para criação de novas profissões relacionadas ao meio ambiente foi abordado, pois o saneamento estava aumentando conforme o esperado, mas outras questões relacionadas ao meio ambiente estavam estagnadas e com isso foi autorizado a criação do curso de Engenharia Ambiental no Brasil.

A primeira universidade que efetivou a abertura de uma turma de Engenharia Ambiental foi a Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, em 1992.

O Reconhecimento do Curso:


A Engenharia Ambiental teve seus primeiros cursos baseados na Engenharia Civil, não apenas a grade curricular, mas todos os professores da Civil davam aulas para a Engenharia Ambiental. Mas como o Ministério da Educação e Cultura - MEC só reconhece efetivamente um curso depois de ter turmas formadas, apenas em 1996 que o curso de Engenharia Ambiental foi reconhecido, a partir da primeira turma que se formou em 31 de janeiro daquele ano, em Palmas/TO.

Apesar da aprovação do MEC, o mercado de trabalho para este profissional demorou a ser reconhecido. Somente em setembro de 2000, o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) - na época a Arquitetura fazia parte do mesmo Conselho que a Engenharia, mas atualmente a Arquitetura tem um Conselho próprio, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) - começou a aceitar registros dos profissionais de Engenharia Ambiental, através da resolução n° 447/2000.





Referencias: