Áreas de atuação

A função mais importante do Engenheiro Ambiental é preservar os recursos naturais e o meio ambiente. Por esse motivo, sua área de atuação é bem vasta, o engenheiro é um profissional interdisciplinar.




Os engenheiros ambientais podem desenvolver suas atividades nos setores:

Industriais;
Consultorias ambientais;
 ONG’s
 Instituições públicas e privadas;
 Atuando nas áreas de saneamento ambiental;
 Fazendo projetos e operando sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto;
 Além de avaliar sistemas de drenagem para evitar enchentes.

O profissional pode criar sistemas de prevenção e controle de poluição, além de elaborar as licenças ambientais (Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação), entre tantas outras áreas. 




Mercado de Trabalho:


O Engenheiro Ambiental irá garantir bons salários e possibilidades de crescimento dentro da empresa que estiver atuando, o que faz com que muitas pessoas comecem a se interessar por este curso.

Por ser uma engenharia nova, os profissionais as vezes tem certas dificuldades para encontrar trabalho, pois, em alguns casos, outros engenheiros, e até outros profissionais, já estão ocupando o lugar. Mas conforme os problemas ambientais se agravam, o profissional de engenharia ambiental se torna mais reconhecido. O salário médio de um engenheiro varia em torno de R$ 3 e R$ 5 mil, dependendo da região (podendo aumentar bastante no auge da carreira), mas algumas empresas preferem contratar o engenheiro ambiental como analista ou até como gestor ambiental.